quarta-feira, 19 de agosto de 2015

O que são e como trabalhar com alunos visuais?




Enquanto alguns alunos podem aprender melhor a partir de palestras, outros precisam participar de atividades práticas, a fim de compreender totalmente algo. Há um terceiro grupo que chamamos de “Aprendizes visuais”, aqueles que devem ver um conceito demonstrado ou explicado em imagens.

O que significa ser um aluno visual? 

Um aluno visual é um indivíduo que aprende melhor quando ele ou ela é capaz de ver as informações sob a forma de ajudas visuais, incluindo demonstrações, vídeos, diagramas e figuras apresentadas pelo instrutor ou livro didático. Os alunos visuais lembram com mais frequência daquilo que eles veem do que aquilo que eles ouvem. Eles têm muitas vezes problemas com instruções verbais e são muito mais propensos a ser capaz de completar uma tarefa quando é explicado o uso de imagens com êxito. Esses alunos muitas vezes preferem arte à música, e eles preferem ler a ouvir alguém falar.
Como ajudar os alunos visuais a ter sucesso?
Os alunos visuais irão beneficiar de qualquer estratégia de ensino que lhes permite "ver" os conceitos na frente deles, ao invés de simplesmente ouvi-los. Ao ensinar os alunos visuais, instrutores deve tentar incluir imagens, gráficos e vídeos sempre que possível. Uma das maneiras mais fáceis de acomodar os alunos visuais sem tirar os estudantes com outros estilos de aprendizagem são através da utilização, por exemplo, de um Quadro branco, que lhe permite complementar falas com notas escritas, desenhos e outros recursos visuais. Para garantir que os alunos visuais sejam adequadamente informados sobre eventos importantes, tais como a atribuição de datas de vencimento ou exames, considere o uso de um calendário, além de instruções verbais.
Tipos de Materiais para aplicar em aulas para alunos visuais:
  • ·         Quadro Branco;
  • ·         Quadro Magnético;
  • ·         Cavaletes;
  • ·         Flip Charts;
  • ·         Telas de Projeção;
·         Lousas em geral (verde, azul, branco, em vidro, quadriculado, digital, etc.)
Pesquisa que conduz à Prática
Vários estudos realizados nos EUA têm mostrado que os estilos de aprendizagem dos alunos diferem consideravelmente. Embora possa não ser sempre possível rotular cada estudante com um estilo de aprendizagem específica, todos os alunos têm preferências quando se trata de aprendizagem e instrução. Os estudos mostraram também que atender estas preferências pode melhorar os resultados de aprendizagem. Uma vez que a pesquisa indica que mais de 60% dos estudantes são aprendizes visuais, é essencial para cada professor, utilizar métodos visuais para ministrar as suas aulas.

Um comentário: