quarta-feira, 23 de setembro de 2015

7 Dicas para uma reunião bem-sucedida



As reuniões são uma parte importante para a maioria das empresas. Permitem aos proprietários, administradores e empregados se comunicarem, discutirem, traçar objetivos, identificar problemas e encontrarem soluções para ajudar a facilitar a maximização dos resultados, trazendo o devido crescimento e o sucesso da empresa. As maiores frequências são entre membros de uma mesma empresa, mas uma reunião também pode ser com potenciais clientes ou entre empresas que desejam fazer negócios juntas. O grande problema é que, nem todas as reuniões se tornam produtivas como deveriam ser. Muitas vezes isso pode ser atribuído ao planejamento pobre, falta de participação e tédio. Ao conduzir uma reunião, é importante que os organizadores conheçam o que é preciso para tornar a reunião em um sucesso. Para isso, preparamos 7 dicas para ter uma reunião bem-sucedida:

1-      Esteja preparado
Preparação é fundamental quando se trata do sucesso ou o fracasso de uma reunião. Há maneiras muito simples em que isso pode ser feito. Para iniciar, considere o objetivo da reunião (deve haver sempre um propósito claro e o resultado desejado).
Escolher o local certo é também uma parte importante da preparação para uma reunião. Ela deve acontecer em um lugar que seja conveniente e que vai acomodar confortavelmente todos os participantes. 
Quando se trata de quem deve participar, apenas convidar as pessoas que serão afetadas pelas pautas ou que são necessários para cumprir a meta. Elas devem ser notificadas com antecedência, para que possam se organizar com sua agenda de compromissos e façam os preparativos para participarem da mesma. 
O passo final na preparação da reunião é para configurar o ambiente antes de as pessoas chegarem. Isso geralmente envolve situar as cadeiras de uma forma que permite que os participantes vejam uns aos outros e a pessoa que está dirigindo a reunião. Colocando cadeiras em uma praça ou uma formação semicírculo é uma forma eficaz de conseguir isso.

2-      Pautas
As Pautas são cruciais ao criar reuniões eficazes e deve servir como um tipo de mapa de estrada ou modelo. Elas fornecem uma lista de itens que devem ser discutidas durante a reunião e devem ser rigorosamente cumpridas. Ao criar as pautas, priorizá-las, colocando as questões mais importantes ou urgentes no início para que elas sejam as primeiras da discussão. Isso irá garantir que todas as questões mais importantes sejam abordadas dentro do prazo estipulado para a reunião. Itens de menor importância devem ser colocados no final da ordem do dia. Estes devem ser os itens que, se não tratados, devido a limitações de tempo, podem transitar para a próxima reunião agendada. Quando possível, as pautas devem ser enviadas com antecedência para todos que estarão presentes na reunião, caso contrário, deve ser dada aos participantes no início da reunião. No início da reunião, as pautas devem ser revistas e, durante a reunião, devem ser consultadas frequentemente para garantir que elas estejam sendo seguidas.


3-      Iniciar e terminar no tempo
Determinar um tempo para a realização da reunião, é um passo importante quando se objetiva alcançar bons resultados. Quer se trate de uma reunião com colegas de trabalho, clientes ou funcionários, levar em conta que o seu tempo é precioso e que reuniões inevitavelmente levam tempo. Algumas dicas importantes para conduzir a reunião no tempo estimado:
  •          Iniciar a reunião no horário marcado;
  •          A reunião não deve ser adiada ou atrasada devido ao atraso de algum participante;
  •      Os organizadores devem salientar a importância da pontualidade e sempre praticá-los eles mesmo (mostrando exemplo).
Tão importante como começar na hora, igualmente importante é terminar em tempo. De qualquer forma, é aceitável para reuniões terminar mais cedo do que o esperado.

4-      Mantenha o foco
Mantenha sempre a reunião com o foco possível. Isso irá contribuir que tanto os objetivos sejam alcançados, quanto a reunião termine, como previsto. O condutor da reunião precisa ter “jogo de cintura” para lidar com assuntos que não dizem respeito ao assunto tratado e manter em ordem a reunião, para isso:
  •       Certifique-se que todos os participantes da reunião, estão seguindo os bons costumes em reuniões, respeitando o tempo dos outros;
  •       Mantenha qualquer coisa que não tenha a ver com o assunto em mãos, incluindo queixas individuais, fofocas, ou discussões pessoais, a um mínimo, como esses tipos de discussões não têm lugar em uma reunião.
  •          Retorne ao assunto principal, quando este estiver sendo desviado.

5-      Incentivar a participação
Reuniões de sucesso contam com a participação e contribuição de todos os presentes. Ao conduzir uma reunião, é necessário incentivar os participantes à expressarem suas ideias, opiniões, críticas, sugestões e contribuir com o desenvolvimento da reunião. Assim, todos podem perceber que suas contribuições têm valor e que eles são apreciados. Ao executar uma reunião, deixar claro que os ataques pessoais e outro comportamento desrespeitoso não são aceitáveis.

6-      Obter feedback
O feedback é tão importante quanto a preparação, pautas, ou qualquer outro passo associado com a realização de reuniões de sucesso. Ao falar com os participantes individualmente, é uma maneira de obter o feedback necessário, porém, é demorado e estes comentários podem não ser tão abertos e diretos como deveriam ser. Uma das maneiras mais simples de obter informações valiosas, é pedindo aos participantes que, preencham um questionário no final da reunião. O objetivo do questionário é determinar se a reunião atingiu os seus objetivos, se o tempo foi usado com sabedoria, ou se havia alguns assuntos que não foram abordados de forma clara ou poderiam ter sido apresentados melhor. Além de aprender o que deu errado com a reunião, o feedback também permite que os organizadores saibam o que deu certo.

7-      Materiais de Apoio
Para tornar as reuniões mais dinâmicas, participativas e efetivas, utilize e explore suas ideias em materiais de apoio como:
Eles agregarão valor a sua reunião e também completarão a dinâmica no ambiente, facilitando a expressão de suas ideias, pensamentos e linha de raciocínio.
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